Algema de Idoso alvejado em Malhada por policiais é retirada

“A presença dos policias vigiando o idoso no hospital levou o mesmo ao constrangimento. Eles só poderiam estar ali, caso o idoso ofereci resistência e periculosidade.Como que uma vítima oferece perigo a alguém ainda mais nessa situação”,finalizou.

Bigodão e Policial
Bigodão e Policial

O idoso Antonio Pinto Gonçalves, Bigodão de 63 anos, que era mantido algemado no leito do hospital Regional de Guanambi, pelo comando do 17º Batalhão. Bigodão foi alvejado por policias numa ação truculenta no povoado do Julião,em Malhada,na noite do dia 6 de setembro. A algema foi retirada no inicio da tarde desta quarta-feira (10), após o advogado Diego Filgueredo visitar o hospital e constar que o mesmo está custodiado de forma ilegal pela Polícia Militar, que não tem esse tipo de função.

Em contato com o portal Folha do Vale, Dr.Diego disse que ficou perplexo quando foi impedido de adentrar no Regional pelos policiais. “Se o preso estivesse na delegacia eu poderia entrar, quanto mais no hospital que a polícia não tem comando algum”, disse.

Segundo Diego, no leito do hospital Regional de Guanambi, onde Bigodão permanece internado ele constatou todos os tipos de abuso praticado pelos policiais. “Quando tentaram impedir a minha entrada imediatamente acionei o diretor do hospital, que autorizou minha entrada. A prisão só acontece em duas questões: primeiro em flagrante e segundo quando a uma ordem judicial. Nas duas questões não houve nem flagrante e muito menos ordem judicial”, concluiu.

De acordo com o advogado,quando entrou em contato com o delegado de Carinhanha, Adir Pinheiro Júnior, que informou que não consta nenhuma ocorrência nesse sentido, apenas a entrega de um facão. “Diante daquele abuso solicitei imediatamente ao major Medeiros, que retirasse as algemado do idoso antes de acionamos nos meios legais o Ministério Público”, concluiu.

O idoso  segundo Dr.Diego,estava sendo mantido custodiado de forma ilegal pelo 17º Batalhão. “A presença dos policias vigiando o idoso no hospital levou o mesmo ao constrangimento. Eles só poderiam estar ali, caso o idoso oferecesse resistência e periculosidade.Como que uma vítima oferece perigo a alguém ainda mais nessa situação”,finalizou.

O advogado deu um prazo limite que vence no final da tarde desta quarta-feira (10), para o 17º retirar todos os homens do Regional, caso isso não aconteça o promotor Leandro Mancini será acionado. Segundo Dr.Diego, o major prometeu mandar um tenente ao hospital para retirar sua guarnição que está no hospital mais para coagir.

Para o portal, Dr.Diego deixou claro que Bigodão não está preso e que assim que deixar o hospital vai procurar a delegacia de Carinhanha para esclarecer o fato. A ação desnecessária foi comunicada ao presidente da OAB de Guanambi

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário